martes, 17 de junio de 2008

Artigo publicado: In: 1ª Congresso Internacional em Estudos da Criança. Comunicação, fevereiro-2008. Braga-Portugal: Universidade de Minho-IEC.

LUDOTECAS CUBANAS: UM ESPAÇO DE INCLUSÃO ATRAVÉS DO BRINCAR


Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida
Universidade Federal de Ceará – UFC
Faculdade de Educação – FACED
Aluno do Programa de Doutorado Diversidad
y Cambio en Educación: Políticas y Prácticas
Departamento de Didáctica y Organización Educativa
Facultad de Pedagogía - Universidad de Barcelona- UB


RESUMO

Criar novos espaços lúdicos para que a criança brinque, em uma época em que a urbanização crescente coloca o ser humano em um universo espacial pequeno e restrito é fundamental. Esta problemática torna-se mais grave para as crianças que têm dificuldade de encontrar espaços, meios, profissionais e companheiros com iguais interesses para cumprir seus objetivos lúdicos. A criança hoje está frente a uma sociedade multicultural geradora de contradições e conflitos, frente a uma sociedade industrial informatizada e eletrônica, onde o mundo do brincar se torna cada vez mais sofisticado e caro, individualista, materialista e orientado pela competência. Este estudo tem como proposta apresentar alguns resultados obtidos em uma investigação comparativa realizada no período de 1995 - 2000 nas brinquedotecas do Brasil em São Paulo e nas ludotecas de Cuba em Havana. O tema da investigação foi “Jogos tradicionais infantis: em brinquedotecas Cubanas e Brasileiras”. O material aqui apresentado faz parte de um capítulo do trabalho. É importante destacar que existem poucos livros e artigos escritos sobre: o Sistema Nacional Cubano de Ludotecas- SNCL, a Associação Cubana de Ludoteca-ACL e a inclusão social através do brincar em Cuba. Acho que este relato de experiência pode ajudar a outros pesquisadores na sua compreensão sobre o importante papel social das brinquedotecas neste país. O trabalho apresenta também o sistema de classificação de jogos e brinquedos adotados pela ACL, os tipos de brinquedotecas, a cultura dos jogos tradicionais nas brinquedotecas e como as brinquedotecas cubanas usam os materiais alternativos e o lixo para transformar em jogos, brinquedos e equipamentos lúdicos. A investigação apresenta alguns resultados de observações nas brinquedotecas e outros espaços de jogos em Cuba. As observações analisadas na pesquisa foram apresentadas em dois blocos (Cuba-Havana e o Brasil - São Paulo). Este trabalho vai apresentar somente os resultados e às verificações feitas nas brinquedotecas cubanas. Estas observações têm como base os relatos de conversações informais, apontamentos e relatórios do investigador conseguidos durante as visitas às brinquedotecas escolhidas para amostra do estudo. As observações realizadas nas brinquedotecas investigadas se referem à realidade encontrada naquele momento da pesquisa. Compreende-se como fundamental a análise acerca da importância dos espaços para brincar (ludotecas) na formação cultural, social, educacional e de lazer. Este estudo tentou verificar as diversas formas como o brincar é desenvolvido e transmitido dentro das ludotecas cubanas, refletindo a partir daí sobre a idéia da ludoteca como um espaço apropriado para a transmissão da cultura lúdica, para a inclusão social e para o desenvolvimento infantil.

Palavras chaves: ludoteca, inclusão, brincar e criança

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