martes, 17 de junio de 2008

Artigo publicado: In: 1ª Congresso Internacional em Estudos da Criança. Comunicação, fevereiro-2008. Braga-Portugal: Universidade de Minho-IEC.

APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DESTINADOS (OU NÃO) AO LAZER INFANTIL EM UM BAIRRO RESIDENCIAL DE BARCELONA

Lúcia Maria Gonçalves Siebra
Universidade de Barcelona-UB
Bolsista Programa Alban
luciasiebra@uol.com.br

Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida
Universidade de Barcelona-UB
Bolsista CAPES
marcosteodorico5@hotmail.com


RESUMO

O crescimento das cidades e seus processos de urbanização têm produzido alguns fenômenos sociais importantes no que se refere às pessoas e aos seus relacionamentos sociais. As crianças, parte desta realidade, têm vivido constantes mudanças em seus sistemas de entretenimento e lazer. Elas já não têm mais as ruas a sua inteira disposição, agora necessitam dividi-las com carros, ônibus, quiosques, mobiliário urbano etc. As administrações das cidades, muitas vezes, incluem em seus objetivos o atendimento a estes pequenos cidadãos, considerando-os em seus projetos de urbanização, estruturação ou requalificação de espaços públicos. Mas o que leva verdadeiramente a que pais e crianças se apropriem destes espaços, praças, parques etc? Quais as variáveis que interferem ou mesmo condicionam os processos de apropriação e uso dos espaços públicos planejados para o lazer infantil? E o que explica a apropriação pelas crianças e adultos de espaços que, em princípio, não foram pensados para este uso? Estas questões norteiam o presente estudo, de caráter exploratório, que está sendo realizado em um bairro residencial da cidade de Barcelona. Neste trabalho se tem como proposta apresentar os resultados parciais do estudo que tem como unidades de análise dois distintos espaços públicos: a. Parque estruturado para crianças especiais; b. “Praça Dura” ou “Lugar de Passo” entre um conjunto de edifícios residenciais. A investigação tem como objetivo principal verificar a apropriação dos espaços públicos, destinados ou não a atividades de lazer infantil, pelas crianças e seus acompanhantes, visando ainda, analisar as realidades dos espaços quanto ao aspecto da convivência lúdica e, em especial, o processo de apropriação destes espaços por estes usuários. São também objetivos do estudo verificar as diferentes estruturas e usos destes espaços públicos considerando os seguintes aspectos: 1) Existência de equipamentos para atividades lúdicas; 2) Como estes espaços são utilizados para o lazer; 3) Quais os principais indicadores para o uso dos espaços considerando as quatro dimensões dos mapas afetivos (pertinência, contrastes, agradabilidade e insegurança); 4) Apropriação dos espaços por seus usuários. Utilizam-se como métodos a observação, survey (questionários estruturados) e mapas afetivos.

Palavras chaves: apropriação de espaço, espaço público, brincar, lazer e criança.

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